sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cargos são mais importantes que microcefalia para prefeito

O REPÚBLICA DE GUARULHOS noticiou dias atrás vetos do prefeito Guti sobre projetos de diversos vereadores um dos que mais nos chamaram a atenção foi o que segue;
"DECIDO opor Veto Total, por inconstitucionalidade, ao Projeto de Lei nº 543/ 2016, de autoria do nobre Vereador Toninho da Farmácia, aprovado pela Edilidade e encaminhado a este Poder Executivo através do Autógrafo nº 101/2016. 2. Referido projeto de lei dispõe sobre “Fornecimento de repelentes a gestantes do Sistema Único de Saúde do Município”, publicado no Diário Oficial do Município em 20/01/2017.

A taxa de natalidade em Guarulhos está em torno de 22.000 nascimentos/ano. As chuvas começaram com força nesse ano de 2017. O mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypt é o mesmo que transmite zika e chikungunya que pode causar microcefalia.
A Anvisa recomenda três tipos de repelentes para evitar a picada do mosquito :
IR3535 – 4h;
DEET – 6h-8h (com concentração de 20%) e 
ICARIDINA – 10h.

Uma pesquisa simples realizada em uma farmácia popular mostra que o preço do repelente com ICARIDINA que protege por até 10 horas custa R$36,82 a unidade. Se multiplicarmos isso por 22.000 gestantes teremos o valor de pouco mais de 800.000.00 por mês. Multiplicando por 9 meses (tempo da gestação) pouco mais de 7 milhões no ano, isso é claro, se todas as futuras mamães de Guarulhos já estivessem grávidas. Esse valor evidentemente poderá ser bem menor em se tratando de uma compra de grande volume (mesmo que emergencial, dispensando licitação) em negociação direta com os fabricantes.

O interessante é que esse valor que parece muito alto representa apenas 11,5 % do valor que o prefeito vai gastar com as indicações dos cargos de comissão (perto de 60 milhões) sem contar o projeto que deverá enviar à Câmara no inicio dos trabalhos legislativos para a criação de 1.200 cargos na administração municipal para contemplar aliados diretos e aliados dos aliados políticos.

A justificativa do veto é que o projeto é de competência do executivo.  
Guti age como um menino mimado que não gosta de dividir os brinquedinhos,parece o filho criado pela vovó, tudo é dele, ninguém pode mexer em suas coisas e mesmo que a ideia seja boa, se não for dele não serve. Não pode ser contrariado.
Infelizmente nesse caso, está brincando com a saúde da população e o preço da vaidade do prefeito pode ser a vida de inocentes.
O que pensam o vereador Toninho da Farmácia e o secretário Lago sobre o Veto do Prefeito?

Qual será a desculpa quando a ZIKA CHEGAR?

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Quero saber como consigo as informações dos vetos?
    Procurei mas não achei.
    Gostei da reportagens a respeito da cidade, quero levantar as informações para questionar.

    ResponderExcluir

REPUBLICA DE GUARULHOS

REPÚBLICA DE GUARULHOS