sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Gestão de Almeida salva pelo gongo


O melancólico ocaso da era petista em Guarulhos só não será pior para funcionários públicos, fornecedores e munícipes porque Sebastião Almeida será salvo pelo gongo.

Essa expressão tão conhecida tem várias versões para seu surgimento e uma delas diz que seu aparecimento está ligada aos casos de pessoas que sofriam de catalepsia (doença que paralisa as funções orgânicas) conhecida como morte aparente. Para evitar que as pessoas fossem enterradas vivas (um caso que ficou famoso no Brasil foi o do ator Sérgio Cardoso) as famílias europeias amarravam uma corda no pulso do falecido e a prendiam a um sino amarrado do lado de fora do túmulo, caso o moribumdo estivesse cataléptico e não morto, ao se mexer dentro do sepulcro o sino tocaria e uma pessoa então abriria a campa e salvaria o candidato a defunto da morte certa. Daí a expressão " salvo pelo gongo".


Apesar de Almeida estar em boa saúde seu governo parece cataléptico. Está inerte, agonizando. Serviços públicos paralisados, creches fechadas, professores fizeram greve há pouco por r acordos não cumpridos, funcionários públicos que ainda não puderam comprar o panetone por não saber se terão ou não os salários e o 13º, fornecedores com dificuldades de honrar seus compromisso por conta do não recebimento dos serviços prestados.
No apagar das luzes da funesta gestão petista, no entanto, um sino tocou nesse cemitério de desmandos, cargos comissionados, má gestão de recursos e inépcia de políticas públicas: a Repatriação de Recursos.
A LEI  13.254/2014 que institui o Rerct  (Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária) determina que os municípios brasileiros recebam uma parcela dos mais de 26 bilhões (22,5% do total) arrecadados com multas do Imposto de Renda e serão pagos nos primeiros decêndio de dezembro. 
O montante que caberá a Guarulhos será de aproximadamente 170 milhões de reais.Uma mega sena da virada. 

ORIGEM DO DINHEIRO

Esses recursos são oriundos de contas que pessoas físicas e jurídicas mantinham ILEGALMENTE NO EXTERIOR. Como a identidade de quem repatriou é preservada por sigilo bancário não dá para dizer quem são os donos. Fato é que toda essa fortuna estava depositada em contas nos paraísos fiscais mundo afora. É fácil de imaginar porém que entre esses recursos estão  Caixa 2 de políticos, dinheiro de propinas de obras públicas, tráfico de drogas e armas e toda sorte de evasão de divisas. A lei beneficia quem burlou as regras do sistema financeiro nacional em detrimento daqueles que por outro lado sempre se preocuparam com manter corretamente suas contas, no Brasil e no exterior. Mas isso pouco importa para os prefeitos que durante anos dilapidaram o patrimônio público, gastaram mais do que arrecadaram, geriram mal o orçamento. Entre eles a gestão atual em nossa cidade. Pouco importa porém a ética nesse caso sobre a origem do dinheiro. O que de fato importa é que com 170 milhões inesperados no caixa, Almeida e sua turma conseguirão fechar as contas em 31/12.
Resta saber agora o que farão com esses recursos. Quem serão os beneficiados? O que será efetivamente pago?
Com a resposta a atual administração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REPUBLICA DE GUARULHOS

REPÚBLICA DE GUARULHOS