segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A HORA DE DECIDIR

Caros leitores, a campanha eleitoral se avizinha e com ela mais uma vez teremos o espetacular circo de horrores de bienal de sempre: pessoas comuns com defeitos iguais aos de qualquer pessoa comum, mas que se apresentam como seres impolutos e livres de qualquer mácula, quer seja na vida pessoal, na vida profissional ou na vida pública.
Não se deixem enganar. Esse ano vocês terão em Guarulhos centenas de candidatos à vereador, alguns deles pedindo seu voto para ocupar a cadeira pela terceira, quarta ou quinta vez, esses fizeram da política sua profissão e vivem às expensas dos impostos que pagamos.
Outros, centenas deles, irão se aventurar pela primeira vez em busca do sonho dourado da cadeira na Câmara e da caneta que parece resolver todos os problemas.
Já em busca ao pedestal maior, o Gabinete do Bom Clima, os aspirantes são em número menor, não chegando a uma dezena, mas entre eles também há os estreantes, os aventureiros, os demagogos, os profissionais, os sérios, os competentes e os políticos kinder ovo. Depois de eleitos saberemos a surpresa que nos reservam...
Para nós eleitores tal quadro carregado surrealista que Dali sequer ousou imaginar, nos distancia da politica e nossa primeira reação é a de querer o distanciamento dessa corja, jogá-los todos no mesmo balaio, classifica-los como “tudo farinha do mesmo saco” e decidirmos que NÃO VOU VOTAR EM FDP NENHUM”, ou “É TUDO LADRÃO” (sic) , etc., Isso é absolutamente compreensível.
Ocorre que essa postura não está correta. Ao não participarmos do processo político estamos permitindo que outro o faça por nós. Vou dar um exemplo simples:

Suponha que você caro eleitor não goste das cores roxa e vermelha e que você more em um condomínio. Em determinado dia marcam uma assembleia para decidirem pela pintura do prédio. Os condôminos vão para a reunião. Você aproveita o domingo de sol para ir para a praia. Quando volta o prédio está pintado de... Roxo e vermelho as cores que você detesta! E o pior sabe o que é? Que todo mês virá na sua cota de condomínio a taxa da pintura que você odeia... Você vai reclamar com o síndico, pede a ata e descobre que a s cores que ficaram em segundo lugar foram azul e amarelo, as cores que você adora, e perdeu por dois votos, se você e seu cunhado não tivessem ido para a praia seu prédio agora estaria lindo...

Esse exemplo infantil se aplica à politica. Quando chegar o dia da eleição, você pode ir para a praia caro amigo, pode ir fazer seu churrasco com sua família, também eleitores e repetir que não vai votar porque todos são iguais, só não se esqueça que o nosso condomínio chamado GUARULHOS será pintado com as cores que aqueles que forem as urnas escolherem e as contas serão pagas por todos nós, inclusive você, pelos próximos quatro anos em forma de serviços públicos ineficientes, transporte de péssima qualidade, falta de luz, esgoto, seus filhos e netos saindo da escola semi alfabetizados, o sistema de saúde na UTI...
“Não há problema em um homem não gostar de politica, o único problema é que serão governados por quem gosta”, Platão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REPUBLICA DE GUARULHOS

REPÚBLICA DE GUARULHOS