terça-feira, 6 de setembro de 2016

O ELEITOR FICHA SUJA

                                                              

Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997
, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:"Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990."


A cada dois anos as manchetes dos jornais se repetem: tal candidato não poderá concorrer neste pleito, pois é ficha suja. Isso significa que o candidato em questão fez alguma coisa e foi condenado em segunda instância e por isso não pode concorrer a cargo público, é o que diz a lei.
Ponto para a democracia e para a limpeza do tal imundo sistema politico brasileiro.
Pena que a lei não alcança também o ELEITOR FICHA SUJA. Esse pode votar em todas as eleições e contribui para poluir ainda mais o mar de lama da politica nacional em geral e guarulhense em particular.
ELEITOR FICHA SUJA? Nunca ouviu falar?
Eu explico.
O ELEITOR FICHA SUJA é aquele eleitor que a cada dois anos coloca seu nome das listas que correm soltas pela cidade, nas associações de bairro, nos RH’s das empresas, nas Igrejas, nos botecos e em todos os lugares onde se possa imaginar em troca de uns pixulecos, uns caraminguás, uns trocados, um dindin, uma cesta básica, a promessa de um cargo na câmara ou na prefeitura, uma benesse qualquer. O preço varia de acordo com o poder aquisitivo de quem oferece e a quantidade de votos de quem diz ter a influência sobre o ELEITOR FICHA SUJA.
O que esse eleitor ignora, ou apenas finge ignorar é que ao agir assim ele contribui para que o candidato corrupto, mau caráter, descomprometido com os interesses da população e da cidade se eleja.
O que esse eleitor faz é perpetuar no poder uma casta de gente da pior espécie que visa os próprios interesses em detrimento do interesse da maioria.
O que o ELEITOR FICHA SUJA faz é dar poder àquele que ao invés de fiscalizar o Executivo (quando eleitor vereador) vai fazer acordos com o prefeito para conseguir cargos e verbas para seu grupo e votar os projetos de interesse deste, aprovar suas contas, mesmo que reprovadas pelo Tribunal e fazer vistas grossas às denúncias de corrupção levantadas pela imprensa.
O que o ELEITOR FICHA SUJA  não vê, é que quando vende seu voto, quando vota porque o padre, o pastor, o pai de santo ou quem quer que seja manda ele votar em alguém e ele vota sem fazer uma análise profunda sobre sua escolha, ele compromete o futuro de sua rua, de seu bairro e de sua cidade, a educação de seus filhos e netos, a segurança de sua família, pois o candidato que compra o voto já não tem compromisso em entregar nada mais depois. Já pagou pelo produto.
Então caro ELEITOR FICHA SUJA, quando você for reclamar do poste sem iluminação na sua rua rua lembre-se que a lâmpada não está lá por sua causa.
Quando você reclamar dos buracos que solavancam seu passeio de carro, lembre-se que não foram tapados porque o dinheiro foi desviado e o VEREADOR  que NÃO FISCALIZOU foi o mesmo que comprou seu voto.
Quando você reclamar que a cidade está endividada e terrível muito em parte a culpa é SUA, ELEITOR FICHA SUJA, porque foi você que elegeu essa corja para administrar essa cidade.
Porém , e sempre há um porém, nada como um dia após o outro, nesse caso uma eleição após a outra, nem tudo está perdido  ELEITOR FICHA SUJA!
Você pode limpar a sua barra, quero dizer, sua ficha! Torne-se um ELEITOR FICHA LIMPA!
Para isso, basta você estudar os candidatos deste pleito, escolher os que tenham as melhores propostas e votar neles com consciência.
O que o seu pastor, padre, sheik, rabino, médium, pai de santo, guru professor e artistas disseram valem como opinião, mas votem com a consciência tranquila. O voto é secreto.
E se algum candidato, associação, cabo eleitoral lhe oferecerem alguma coisa para votar em algum candidato, reúna provas, hoje é tão fácil gravar, fotografar, filmar, denunciar mesmo anonimamente.
E assim você estará contribuindo para que a limpeza se faça, não só na sua ficha na politica de Guarulhos como um todo.
Seja um ELEITOR FICHA LIMPA a partir de hoje!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

REPUBLICA DE GUARULHOS

REPÚBLICA DE GUARULHOS