quinta-feira, 5 de setembro de 2019

CHICOlaTE


A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil’ 
A frase acima é de Joaquim Nabuco e foi dita ainda no sec. XIX. Críticos dirão que ele estava errado, que a lei Áurea aboliu a prática e que, portanto, a escravidão não existe mais.
Infelizmente, para a vergonha de todos que se percebem civilizados a confirmação da fala de Nabuco é a mais pura verdade. 
Como cantou Elza Soares: “A carne mais barata do mercado
É a carne negra, é a carne negra que vai de graça pro presídio, e para debaixo do plástico, e vai de graça pro subemprego e pros hospitais psiquiátricos”.

Os episódios ignóbeis ocorridos recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo só evidenciam o que se sabe: somos racistas e justiceiros.

Para recordar no Rio de janeiro um jovem esquizofrênico foi chicoteado no Complexo do Chapadão, na Zona Norte. Policiais militares atingiram várias vezes suas costas com um fio, deixando-as marcadas. Queriam que desse informações sobre outros homens, mas ele, por causa de suas limitações, não conseguiu responder. Por isso, apanhou. O irmão fez a denúncia à 31ª Delegacia de Polícia (Ricardo de Albuquerque).




Ricoy torturaEm São Paulo um adolescente de 17 anos acusado de ter furtado chocolates do supermercado Ricoy na Zona Sul, foi despido, amordaçado e chicoteado por dois seguranças do estabelecimento que ainda filmaram a sessão de tortura. No vídeo com menos de um minuto, ele também é ameaçado de morte pelos dois agressores. 


Vivemos no Brasil um momento sui generis, citando ainda a grande Elza : “O cabra aqui, não se sente revoltado, porque o revólver já está engatilhado e o vingador eleito, mas muito bem intencionado”.
O presidente Brilhante Messias não é o autor das agressões, mas suas palavras incitam a violência já tão presente em nossa sociedade.

Declarações de apologia à tortura, a legitimação dos atos bárbaros de seu herói Ulstra, a descompostura ao citar o pai da ex presidente chilena Michelle Bachelet, morto sob tortura por Pinochet, só  corrobora para que atos como esse se propaguem no Brasil.

É imperativo que Brilhante Messias desça do palanque e apazigue seu discurso. Ele foi eleito para cumprir a Constituição e governar para todos os brasileiros, sejam de esquerda ou de extrema direita, para brancos, negros e índios, para ricos e pobres, homens, mulheres e homossexuais.
É isso que se espera de um presidente ou então continuaremos a retroceder ao estado de barbárie e a escravidão, com capitães do mato modernos, munidos de smartphones prontos a torturar, filmar e postar nas redes sociais os vídeos de sua desumanidade.
"Abram os olhos e o coração, estejamos alertas, o terror continua, só mudoude cheiro e de uniforme..." -Renato Russo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

REPUBLICA DE GUARULHOS

REPÚBLICA DE GUARULHOS